Histórico
Há indícios de que foi construída uma primitiva Capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição entre as serras, no Coité. Com a doação do terreno para patrimônio de Nossa Senhora da Conceição em 12 de agosto de 1826 por Inácio Alves da Silva, num documento de foro lavrado na antiga comarca de Santo Antônio de Urubu (Paratinga). Alves doou um grande terreno correspondente ao centro antigo da cidade, para construção da nova igreja matriz com invocação a Nossa Senhora Imaculada Conceição, (VICENTE, 1964, p. 11-12) previa o aumento de sua Capela. É provável que escolhido o ponto mais alto, o novo templo foi iniciado e as terras loteadas, onde é a parte antiga da cidade. A Igreja Matriz foi reconstruída entre os anos de 1956 e 1962. Em setembro de 1956, a Matriz mudou provisoriamente no prédio (hoje biblioteca) onde residiu Cônego Firmino Soares, pertencente ao Estado, funcionando a Capela Provisória até o dia 06/12/1957, quando a imagem de Nossa Senhora da Conceição foi transladada para a Matriz ainda em reforma.
O mostrador do relógio da torre frontal da Igreja da Matriz foi inaugurado em 1968. Não havendo registro da data de início da construção da Matriz. Como dito anteriormente, a matriz teve modificações drásticas, conservando-se pouco além das paredes externas. O padre José Maria Vicente que tinha acabado de assumir a paróquia encomendou as obras assessoradas pelo engenheiro macaubense Airton Borges Domingues.
Em “1901”, época provável da contrução das duas torres e corredores laterais. Adquiriram-se as duas esferas verdes e amarela hoje pendentes dos lustres maiores, na época, da lâmpada do Santíssimo e a outra do arco do trono de Nossa Senhora da Conceição, cuja imagem foi encarnada as suas expensas em 1902.





Uma das mais lindas igrejas de toda nossa região.
ResponderExcluirLinda Igreja, que carrega consigo rica história.
ResponderExcluirNo mês de dezembro é realizada a festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição, é um evento lindo movido a muita fé e alegria dos fiéis.
ResponderExcluir